Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

Ogame tutoriais // Clan Favela Servidor Cygnus


Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

OGAME

 

Favela  

 

Fundadores

Bonechusher

Paradox

 

 Aplicações Cygnus aberta.

Iniciantes

Para começo do tutorial deixo uma dica, quando iniciar em um servidor em que o planeta inicial seja de 163 espaços de construção (slots) ou menos não leve este planeta adiante pelo seguinte motivo: geralmente ele não sera um bom planeta para se ter minas em altos leveis, geralmente se começa em lugares ruins para produção geral e geração de energia, mas então o que devo fazer?? a resposta é simples o desenvolva pensando somente em abrir segundo espaço para colonização (slot de planeta) parece as vezes errado mas direi porque é vantajoso, simples você mais a frente não terá que lidar com falta de espaço e disperdiçar recurso com terraformador (adiciona 5 slots de construção mas consome 1 é burrice) ahh mais o terraformador parece ser muito bom porque então não? simples se você tem um planeta com 220 slot ou mais ai sim será muito util o terraformador abaixo disso não. 

ou seja terraformador é só quando realmente for muito bom o planeta!!!

não é dificil conceguir um planeta com 220 slots ou mais conheço gente com quase 245 e minas de dar inveja -_- (pausa pra pensar...Surpresa) geralmente é so ter recursos e sorte ou pacto com o demonio (esse em ultimo recursoDisse asneira) estes planetas aparecem na zona de 6 a 10 na galaxia (estão no que seria zona de vida se compararmos com o nossa birosca terra [vlw chessus] Inocentebem dificil de existir isso na vida real {se não se lembra o que é vida desligue o pc e olhe em volta vai ser assustar relembrar mas acredit oque você e forte e vai suportar a matrix} ) voltando pro que eu dizia esses planetas de 6 a 10 geralmente são medianos e bons para desenvolvimento existe a tabela de quantos slots cada posição pode lhe conceder depois eu vejo se posto Piscadela pensei e ta aqui...

tabela

planetas de 1 a 5 pelo que parece é bom para produção de metal e cristal (meu cahorro se sentou no meu pé -_- )  planetas de 11 a 15 são bons para produção de deutério [combustivel, deuta, troço caro, se você não tem ta fudido] simples tenha no inicio de sua colonização a ideia de se estabelecer em local vantajoso e que geralmente os outros não se anime em ataca lo (mas não crie la nos quinto dos inferno senão nem vc vai querer mandar frota pra la de tanto que gasta em deutério isso só quando tiver a ideia de ter um cofre) isso vai da sua escolha.

uma coisa sobre as pesquisas não enfia a cara nelas tem algumas que não existe o porque de avançar ela é so requisito para se abrir alguma avançada olhe ai espero que entende porque no inicio boiei feio e fiz a burrice de pesquisar ions ate o 9 Irado

todos ai na lista é depois dos requisitos que ela desbloqueia é para continuar evoluindo onde para no numero é onde deve se parar.

Pesquisas


Tecnologia
Níveis Úteis
Básicas Tecnologia de Energia 1 to 6, 8, 12, Todos
Tecnologia Laser 3, 5, 6, 10, 12
Tecnologia de Íons 2, 4, 5
Tecnologia de Hiperespaço 3, 5,7 e 8
Tecnologia de Plasma 5, 7
de Motores Motor de Combustão 1 to 3, 6, Todos
Motor de Impulsão 2 to 4, 5*, 6, Todos
Motor Propulsor de Hiperespaço 4 to 7*, Todos
Avançadas Tecnologia de Espionagem 2, 4, (8), Todos
Tecnologia de Computadores 8, 10, Todos
Tecnologia de Expedição 1, 4, 9, Todos
Astrofísica 1, 3-9, Todos os números ímpares e quadrados
Rede Intergalactica de Pesquisas 1 to 8, Todos
Tecnologia de Gravitação 1
de Combate Tecnologia de Armas 3, Todos
Tecnologia de Escudo 1, 2, 5, 6, Todos
Tecnologia de Blindagem 2, Todos

 

fleet save

para iniciantes é um bicho de sete cabeças pelo menos ate entender o conceito do jogo (que demora 1 hora) maninho fleetsave é mandar suas naves a baixa velocidade pro raio que o parta pelo tempo que você irá viver na matrix (viva lá um pouco mas volte pro jogo viu Piscadela

Fleets seguros e não seguros


FleetSave Seguro


Não sejas um alvo fácil!

"Socorro, este ***** está sempre a atacar-me e eu não consigo construir nada. Ele não cumpre a regra de Bashing. O que posso fazer para o banir? Socorro, socorro, isto é tão injusto!!!"

A pessoa em cima é vc rapa?? Irado

No OGame quando alguém é um alvo fácil, é normal que seja atacado com alguma frequência. Todos os dias és atacado e roubam-te os recursos que tão religiosamente foste guardando. Obviamente que não queres que isto se passe contigo. Mas, há muitas coisas que podes e deves fazer antes de abrir tópicos a choramingar os recursos que te roubaram. Aqui estão alguns conselhos:

Bashing:

Não podes atacar o mesmo planeta ou lua de um jogador ativo mais de 6 vezes num período de 24 horas. Esta regra também se aplica a tentativas de destruição de lua. Ataques de sondas e mísseis interplanetários não contam para a regra de Bashing.

[não seja cuzãoFixe]

O Bashing apenas será permitido quando a tua Aliança estiver em guerra com outra Aliança. A guerra deve ser anunciada no Fórum OGame, no local correto e de acordo com as regras específicas do Fórum.

[nesse caso uma aliança toda pode ser cuzona hahaha]

• Confirma se os ataques que tens sofrido são realmente Bashing.
• Podes atacar alguém muitas vezes sem que isso seja considerado Bashing.
• Consulta o tópico sobre a regra de Bashing para que a percebas bem.

Rapa com esse problema deixa de ser tonto e Usa os teus recursos!
Isto parece-me que é o básico dos básicos, mas muitas pessoas ainda não conseguíram perceber. A razão pela qual os planetas são atacados é devido aos recursos. Quantos mais recursos tiveres no planeta, mais apetecível ele é aos olhos de um potencial atacante e mais atacantes aparecerão.
É incrível como tantas pessoas ignoram esta regra básica e deixam os recursos acumular no planeta. Se tiveres recursos suficientes para uma evolução ou pesquisa que aches que te irá ser útil no futuro, do que é que estás à espera? Evolui agora! Deves tentar acumular o mínimo de recursos possível. Deves ter como objectivo usar o máximo dos recursos do planeta antes de te desligares do jogo ou no fim de cada sessão.
Uma maneira fácil de usares os recursos extra, especialmente no inicio, é gastá-los em defesas antes de desligares. Desta maneira, mesmo que sejas atacado, haverá muito menos recursos que poderão ser roubados do planeta. Também podes construir naves, mas atenção: qualquer jogador pode recolher os recursos de naves destruídas, por isso se construíres uma frota de tamanho decente, tem a certeza que as tiras do planeta.

Rapa é fazer FleetSave quando ficares offline! Irado
FleetSave é quando envias as naves para fora do planeta de modo a protegê-las. Enquanto as tuas naves estiverem a viajar para algum lado, é impossível serem atacadas. Sempre que fores desligar-te do jogo, tenta perceber o número de horas que vais estar ausente e envia as naves com uma missão que demore o tempo necessário.

é recomendável ter uma planilha sobre o jogo, anote seus horários e o que faz.

Vê a secção "FleeSsave offline", mais abaixo.

Faz FleetSave quando estiveres a ser atacado!
Numa altura em que venhas a ser atacado por alguém mais forte que tu, deves socorrer tudo o que puderes. Mesmo que não consigas destruir a frota atacante, deves tentar salvar tudo aquilo que pode ser destruído ou roubado.
Vê a secção "FleetSave pré-ataque", mais abaixo.

Constrói defesas!
Isto pode ser útil mas não contes demasiado com elas. Não importa quanta defesa tens, a outra pessoa pode sempre construir mais naves, provavelmente mais depressa do que o tempo que demoras a construir as tuas defesas. Mesmo assim é sempre útil construí-las. No inicio do jogo, principalmente, muitas pessoas vão atacar-te sem sequer saber qual é a tua defesa. É muito engraçado chegar ao jogo e ver que alguém teve 3 caças pesados destruídos num único round.
E tal como já disse antes, é sempre bom construir defesas para gastar os recursos extra que tiveres no planeta antes de desligares o jogo - mesmo que sejam destruídas, pelo menos são recursos que o atacante não leva. Com o tempo é desmoralizante para os atacantes continuarem a desperdiçar tempo com um planeta que não rende recursos.

Envia MP ao atacante!
Irias ficar surpreendido com as vezes que algo tão simples funciona. Sim, o OGame é um jogo competitivo, mas nem todos os jogadores são completamente parvos. Se lhes disseres que os ataques estão a impossibilitar-te de evoluir, pedindo-lhes simpaticamente que parem de atacar, há uma hipótese decente deles te passem a atacar-te menos vezes, como menos frequência ou mesmo parar os ataques por completo. Afinal de contas, há sempre muitos mais jogadores na galáxia. De qualquer maneira, não perdes nada em tentar.
NÃO envies mensagens com insultos ou ameaçadas descabidas. Eles vão atacar-te mais vezes ainda, e podes vir a ser banido por insultos. Não faças ameaças ridículas, do gênero; "Atacas-me mais uma vez e eu envio-te 20 estrelas da morte que estão numa colônia escondida!".

Desliga ou diminui as tuas Minas quando ficares offline!
Esta é uma medida quase de desespero. Mas se estiveres a ser atacado todas as vezes que estiveres fora do jogo, esta medida talvez ajude. Se reduzires a produção de recursos quando estiveres longe do jogo, tornas o teu planeta pouco rentável para qualquer ataque.
Se fizeres isto por algum tempo, a pessoa que te tem vindo a atacar pode parar, e provavelmente se esqueça do teu planeta. Depois podes continuar com as tuas construções.(muita gente não sabe que é possível isso é só ir no painel referente as minas e mudar a porcentagem 0% estará desligada)

Ativando o Modo de Férias!
Esta é ainda uma medida ainda mais desesperante, e há quem diga que seja um abuso do sistema, mas a opção existe. Quando ativas o Modo de Férias é impossível seres atacado. Quando estás em Férias, qualquer pessoa que te tenha vindo a atacar tem obrigatoriamente que parar, e há grandes hipóteses que se esqueça do teu planeta.
Contudo, lembra-te que em Férias as minas não produzem mais do que a produção básica, e por isso não vais acumular recursos. Importa também lembrar que não podes desligar o Modo de Férias enquanto não passarem 48 horas. Por estes motivos pensa bem antes de usares esta funcionalidade.
Atenção: o Modo de Férias apenas pára os ataques que são lançados depois de altivares o modo de férias. Isto significa que qualquer ataque lançado antes, irá na mesma acontecer, estejas ou não de férias. (não seja NOOB)

FleetSave Offline
É impossível atacar frotas quando estas estão a caminho de uma missão. Por isso, todas as vezes que desligares o jogo, tenta perceber o número de horas que vais estar ausente, depois envia todas as naves numa missão e ajusta a velocidade de modo a demorar o tempo que aches necessário até ao teu regresso. Assim estarás a salvar as tuas naves até que voltes ao jogo.

Recomendo enviar as naves em missões de Transporte, Recolha ou Transferir.

Transporte
Missões de transporte de um planeta para outro.
Adiciona o número de naves que queres salvar e clica em "Proceder". Depois escreve as coordenadas do planeta para onde queres enviar a tua frota. Se tiveres colônias podes enviá-las para lá, ou então poderás enviar para outro jogador. Depois de escrever as coordenadas, ajusta a velocidade das tuas naves. Quanto mais baixa for a percentagem, mais tempo demorarão.
Quando selecionas a velocidade podes ver o tempo que as naves vão demorar a percorrer uma "Ida". Uma vez que as missões de transporte resultam numa ida e volta, o tempo que selecionas será metade daquele que as naves vão demorar.
Por exemplo, se achas que vais ficar ausente por 11 horas, então deverás ajustar a velocidade para demorar 5:30 horas. Clica em "Proceder". Seleciona a missão "transportar", depois seleciona o número de recursos que queres incluir na viagem. Lembra-te que irás estar a entregar os recursos à pessoa/planeta para onde diriges as tuas naves, por isso não ponhas demasiados recursos a não ser que estejas a enviar as tuas naves para uma colônia tua ou em alguma troca comercial.
Nota 1: Tem cuidado se usares o planeta de outra pessoa. Essa pessoa irá saber exatamente quanto tempo as tuas naves irão estar fora do planeta de origem, tornando fácil um ataque. Por isso usa este método com jogadores que confies.
Nota 2: Não envies recursos para um jogador mais forte que tu, mesmo sendo de confiança, pois serás acusado de Pushing e podes ser banido.
ATENÇÃO: Este tipo de FleetSave pode ser detectado por Sensor Phalanx limitando as hipóteses de fuga no caso de os ataques serem sincronizados para chegar poucos segundos depois da frota. As hipóteses de ficares sem frota são bastante elevadas.

Pushing:

Nenhuma conta pode obter lucros injustos a partir dos recursos de uma conta mais fraca.
O Pushing corresponde, mas não está limitado, ao seguinte: recursos enviados de uma conta mais fraca para uma mais forte, sem que a mais fraca receba algo tangível em troca.
As trocas devem ser completadas num período de 72 horas.
Todas as excepções (Divisões ACS, empréstimo de Recicladores, ...) devem ser comunicadas a um Operador de Jogo através do Sistema de Suporte. 

Recolher
Missões de recolha de Campos de Destroços.
Procura um planeta que tenha um campo de destroços ("CD") e copia as coordenadas.
Tal como em cima, escolhe as naves que queres salvar, mas certifica-te tens Recicladores incluídos na frota. Escreve as coordenadas do planeta escolhido e ao lado seleciona a opção "CD" - campo de destroços. Também, tal como em cima, deves ajustar a velocidade das naves para o tempo que vais estar ausente do jogo. Clica em "Proceder" novamente. Seleciona a missão "recolher". Também podes carregar as naves com os recursos já existentes no teu planeta de modo a protegê-los.
ATENÇÃO: Este tipo de FleetSave pode ser detectado por Sensor Phalanx limitando as hipóteses de fuga no caso de os ataques serem sincronizados para chegar poucos segundos depois da frota. As hipóteses de ficares sem frota são bastante elevadas. No entanto se possuíres Lua e a missão de recolher for lançada a partir de lá, não é visível através de Phalanx.

Transferir
Missões de transferir são apenas possíveis com as tuas colônias. 
Novamente, seleciona as naves que queres enviar e clica em "Proceder". Depois escolhe o planeta destino e ajusta a velocidade. Lembra-te que as missões de transferir são apenas uma ida, ou seja, o tempo que seleccionares será o tempo real que demora a missão. Certifica-te que enches as naves com os recursos que tiveres no planeta de modo a protegê-los também.

Também é possível enviar as naves com a missão de Espionagem, embora eu não recomende a não ser que seja a um planeta inativo (aqueles que têm um "i" ao lado). De outra maneira corres o risco do planeta espiado ter uma frota grande o suficiente para destruir toda a tua frota.

FleetSave Pré-ataque (avançado)
Envia as tuas naves o mais perto da hora de ataque possível. Se fores atacado em 1 hora, e puderes estar online a essa hora, espera até faltarem 1 ou 2 minutos para o ataque. Isto irá permitir salvar o máximo de recursos possível do planeta.
Atenção: Cuidado com este método, uma vez que forças exteriores ao OGame podem prejudicar a tua estratégia. A ligação de internet pode falhar, o computador, podes não estar online à hora do ataque, etc..
Muitas pessoas gostam de enviar as naves para fora do planeta segundos antes do ataque, porque assim obriga o atacante a ir até ao fim do ataque, uma vez que muitos deles espiam alguns segundos antes para ver se ainda tens a frota e recursos no planeta.

FleetSave com contra-ataque (mais avançado ainda)
É óbvio que quando alguém te ataca está a usar a sua frota para te atacar, deixando assim o seu planeta mais vulnerável, permitindo um contra-ataque.
Quando alguém estiver perto de te atacar, espia o planeta de origem da frota. Tenta perceber se a tua frota é capaz de destruir as defesas e roubar eventuais recursos que o inimigo tenha no planeta. Divide a tua frota em 2. A frota de contra-ataque, aquela que vai atacar o planeta do teu atacante, e a frota para FleetSave - aquela que vais salvar do ataque. 
Calcula o deutério que vais precisar para enviar a frota de contra-ataque e deixa-o no planeta. O resto dos recursos armazena-os nas naves e faz FleetSave.
Cerca de 2 ou 3 minutos antes do ataque, lança a tua frota de contra-ataque em direcção ao planeta do atacante, com a missão de ataque. Se conseguíres podes até fazer 3 vagas, mas lembra-te que todas elas têm de se dar antes da chegada da frota inimiga.
Não te esqueças de sondar o inimigo para ver se ele aumentou as defesas ou movimentou outras frotas de outros planetas.

ATACAR

De Planeta Para Planeta : Visível
De Lua Para Lua : Invisível
De Planeta Para Lua : Visível
De Lua Para Planeta : Visível

TRANSPORTAR

De Planeta Para Planeta : Visível
De Lua Para Lua : Invisível
De Planeta Para Lua : Visível
De Lua Para Planeta : Visível

TRANSFERIR

De Planeta Para Planeta : Visível (mas invisível quando se faz "Regressar" no menu "Frota")
De Lua Para Lua : Invisível
De Planeta Para Lua : Visível (mas invisível quando se faz "Regressar" no menu "Frota")
De Lua Para Planeta : Visível (mas invisível quando se faz Regressar" no menu "Frota")

ESPIAR

De Planeta Para Planeta : Visível
De Lua Para Lua : Invisível
De Planeta Para Lua : Visível
De Lua Para Planeta : Visível

REGRESSAR

De Planeta : Se for regressar de modo transferir é invisível. Qualquer "Regressar" de uma outra missão é visível
De Lua : Se for "Regressar" de modo transferir é invisível. Qualquer "Regressar" de uma outra missão é visível, a não ser que regresse de uma missão Lua<->Lua


RECOLHER

De Planeta : Visível
De Lua : Invisível

COLONIZAR

De Planeta : Visível
De Lua : Invisível

DESTRUIR

De Planeta : Visível
De Lua : Invisível

Basicamente é preciso ter na cabeça que só podes usar o Sensor Phalanx em planetas. Na Lua e nos Campos de Destroços (CD) não consegues , não consegues usar o Sensor Phalanx, logo as missões LUA/LUA e LUA/CD são invisíveis.

O único fleetsave seguro para quem não tem lua é mesmo o modo transferir e fazer "Regressar" o que torna impossível a detecção da frota no Sensor Phalanx (regressar do transferir é invisível).

 

Beleza se tiver duvidas faça pergunta no site que respondo.

 

ainda sobre inicio 

Haja visto que o ogame é um jogo de estratégia, nada mais intrigante para os
jogadores iniciantes conhecerem as principais estratégias e seus prós e contras para
assim poderem definir seu futuro no jogo.
Com isso a aliança Peitinho de Pombo, cuja TAG é Ruhruhh, toma a liberdade e
faz conhecer por meio deste as principais estratégias do ogame, bem como discutir suas
vantagens e desvantagens.
2. ESTRATÉGIAS
Pode-se adotar três tipos de estratégias principais no ogame e uma que é
considerada a junção de duas ou mais das principais. Estas são:
– Mineiro
– Farmeiro
– Froteiro
– Mistos
Provavelmente são nomes aos quais muitos já estão acostumados, sendo que são
autoexplicativos para veteranos de ogame, contudo há jogadores novos que
possivelmente não estão interados de termos comumente usados no ogame. Por este
motivo tais termos serão explicados a seguir juntamente com a tática referente a cada
estratégia.

2.1. Mineiro
Um jogador considerado mineiro é aquele jogador ao qual seus pontos são
conseguidos essencialmente por meio de suas minas, ou seja, são jogadores que
possuem poucos pontos de frotas, já que não precisam de naves de ataque, apenas
naves de transporte para proteger seus recursos.
Um jogador mineiro necessita ter por volta de 65% dos pontos em minas.
Com o re-design ocorre que os jogadores podem ter mais que 9 planetas, o que
possibilita o aumento da produção a cada planeta colonizado, o que pode favorecer muito
os jogadores mineiros, já que não se preocupam em defender pontos que podem ser
perdidos através de crashs, sendo que a grande maioria de seus pontos são recursos
indestrutíveis, ou seja, as minas.
No entanto estes mesmos jogadores devem possuir defesas suficientes para que
seus tão preciosos recursos não sejam alvos de interesse alheio, com isso eles tendem a 

possuir cerca de 15% de seu total de pontos em defesa. Em se tratando das pesquisas a 

porcentagem pode ser ainda menor, visto que estas não são imprescindíveis para o bom
desenvolvimento da estratégia escolhida.
Outra melhora criada no re-design foi a potencialização da energia, principalmente
a fornecida por meio de plantas de fusão, explicada em um tutorial a parte. Esta melhoria
possibilita que campos anteriormente ocupados por plantas solares, sejam ocupados por
mais minas e assim aumentando ainda mais a produção do jogador.
Entretanto, isto só se faz possível com a destruição da plantas solares antigas
(principalmente para jogadores veteranos que vêm de outras versões do ogame), que são
mais baratas que as plantas de fusão e não consomem deutério.
A vantagem deste tipo de estratégia é a pouca necessidade de estar on line,
frequentemente jogadores mineiros costumam deixar suas frotas voando por longos
períodos de tempo a fim de que a produção de seus planetas seja recolhida a partir do
planeta ou lua onde a frota principal irá pousar.
A desvantagem é justamente a mesma da vantagem, por o jogador não ficar
logando sempre, o mesmo pode ser atacado varias vezes e perder a defesa de um ou
mais planeta e ser farmado, perdendo suas defesas e seus preciosos recursos.

 

2.2. Farmeiro
O jogador farmeiro é aquele que realiza pequenos ataques a jogadores incautos,
ou seja, jogadores inativos ou jogadores que não possuem grande frota de combate e
pouca ou nenhuma defesa em seus planetas. Os recursos, provindos do saque resultante
do ataque se somarão aos recursos produzidos nas minas do jogador atacante,
acelerando sua evolução.
Geralmente no começo do jogo quase todos os jogadores partem a esta estratégia,
conseguindo assim bons resultados e conseguindo subir pontos rapidamente.
Contudo com o aumento do abandono das contas e com o aumento dos pontos
dos vários jogadores, esta estratégia acaba se tornando obsoleta, haja visto que com o
crescimento dos pontos do jogador, o mesmo não irá querer perder tempo com saques
pequenos e tentará sempre aumentar sua margem de lucro, o que o leva a atacar
jogadores mais fortes e com defesas mais concisas e difíceis de serem atravessadas,
aumentando os custos e diminuindo a margem de lucro.
Esta estratégia é muito boa para universos que estão começando ou universos
muito inflados, por que nestes universos há grande quantidade de jogadores iniciantes e 

que ainda estão a aprender a jogar, mas como já foi dito, com o decorrer dos pontos
ganhos, esta estratégia vai gradualmente perdendo sua eficácia.
Estes jogadores costumam ter seus pontos mais distribuídos, já que sabem que
dependem de suas minas e dependem de frotas que geralmente acabam aumentando a
cada dia devido à necessidade de se atacar cada vez mais jogadores com defesas mais
fortes. Sendo assim, é difícil precisar a quantidade de pontos em cada setor, mas o ideal
seria por volta de 35% de pontos em minas, 20% em frota, 15% em instalações, 15% em
pesquisa e mais 15% em defesa.
Os pontos em frota podem ser distribuídos em diversas naves, mas este tipo de
jogador necessitará, a um determinado momento no jogo, de Estrelas da Morte (EDM)
para que seus gastos com deutério e percas em frota seja reduzido a quase 0, destruindo
assim as defesas abrindo caminho para os cargueiros poderem aterrar e saquear o
adversário.
Como já devem ter percebido, a vantagem desta tática é que estes jogadores
possuem alvos fixos, ou criam seus alvos e os farmam diariamente.
A desvantagem é que a medida que o jogo vai se intensificando e os jogadores
menos experientes vão deixando o jogo ou simplesmente aprendem a jogar, os alvos
ficam mais escassos e a tática acaba por ficar demorada para ser implantada.

 

2.3. Froteiro
Um jogador froteiro é aquele jogador que investe pesado em frota, não ligando
muito para ter pontos em minas ou instalações, mas sim em pesquisas e frota.
Jogadores assim geralmente são agressivos, sempre tentando conseguir recursos
com destruição de frotas inimigas, ou passando fortes bunklers para conseguir recursos a
partir de grandes produtores.
Jogadores que se propõem a usarem esta estratégia têm de possuir um grande
conhecimento do jogo, conseguindo por si só fazer alguns cálculos e também entender o
adversário, para assim conseguir fazer jogadas que o levarão à vitória. Geralmente estes
jogadores são os mais sábios do jogo, além de serem também os que mais gastam tempo
com o mesmo.
Sendo assim estes jogadores costumam possuir duas táticas distintas:
1ª – Jogadores Crasheiros: Estes jogadores costumam ter imensas frotas e gastar
quantidades incalculáveis de deutério para transportar suas naves e perseguir a frota
inimiga. Geralmente estes jogadores possuem cerca de 50% a 60% dos pontos em frota.

Comumente jogadores que adotam esta tática possuem muitas luas para não
terem suas frotas rastreadas e com o sensor phalanx bem desenvolvido para
conseguirem rastrear uma grande quantidade de sistemas a fim de localizar frotas
inimigas e destruí-las.
Com isso além do gasto exorbitante de transporte de frota, estes jogadores
também têm o gasto de deutério proveniente da utilização do sensor phalanx para
entenderem e pegarem uma brecha na estratégia do adversário. Geralmente se forem
dois jogadores que conhecem muito bem o jogo um terá de provocar o erro do outro para
que assim consiga obter o lucro desejado.
2ª – Jogadores Destruidores de Bunklers: São jogadores que geralmente possuem
grandes frotas, mas também aplicam grande número de EDMs ou mesmo de mísseis
interplanetários, porém o mais comum é a união de ambos, para conseguirem passar
fortes defesas e chegarem ao objetivo de “farmarem” uma planeta cuja defesa eles
conseguirão passar após a destruição de uma parte da defesa.
Estes jogares costumam pegar planetas de jogadores com minas muito bem
desenvolvidas, para que assim a cada dia eles consigam bons lucros com poucos
ataques. Com isso seus alvos favoritos são os mineiros.
A tática consiste apenas em destruir a defesa do adversário até o momento que
com algumas naves o mesmo conseguirá passar a defesa e ter bons lucros.
A vantagem deste tipo de tática é justamente ter frotas grandes que podem acabar
com muitos inimigos, sendo que o jogador começa a ganhar fama e ser temido por outros
jogadores.

A desvantagem é justamente a mesma, por ter frotas grandes, e por começar a
ganhar fama, outros jogadores acabam por se interessarem nos recursos que sua frota
pode lhes conferir e assim ele pode passar de caçador à caça, o que lhe custará tempo
on line muito maior que os demais jogadores.
2.4. Jogadores Mistos
Esta classe de jogadores vem crescendo a cada dia nos universos mais antigos e
menos abarrotados, isso porque com o número de jogadores caindo vertiginosamente nos
últimos meses, os jogadores estão tendo que se adaptar ao cenário atual do jogo para
que assim consigam manter suas posições ou passar de posições.
Já é comum encontrarmos aqueles jogadores que possuem minas bem
desenvolvidas, com cerca de 30% de seus pontos investidos nas mesmas e 20 a 30 % de 

seus pontos restantes investidos em frotas, o que lhe confere certa independência dos
lucros de ataques para subir de posições.
A vantagem deste tipo de tática é que mesmo que o jogador seja farmado, ele pode
ninjar ou mesmo se recuperar rapidamente do ataque sofrido, bem como se caso sua
frota for destruída, o jogador pode se recuperar em um tempo mediano, já que suas minas
lhe conferem uma produção razoável.
A desvantagem é que por ter tanto frota quanto mina, os jogadores farmeiros e
froteiros acabam se interessando por seus planetas e frotas, o que pode causar um
desconforto para o jogador, que terá de ficar muito tempo on line a fim de proteger tanto
frota quanto minas.

3. CONCLUSÃO
Como estão citadas acima, as estratégias principais do ogame são relativamente
muito engessadas, porém cada jogador possui sua particularidade no jogo, o que o faz
ser diferente dos demais, sendo que a variação desta porcentagens dependem muito de
cada jogador e mesmo de cada universo.
Com a evolução do jogo, se acredita que o jogador misto será o futuro da maioria
dos jogadores em quase todos os universos, mesmo porque o jogador com estas
características se torna mais conhecedor de todas as peculiaridades do jogo, tanto de
ataques quanto de defesa, pesquisa ou minas, e tem a habilidade em entender as
mudanças, que embora pouco constantes, podem ocorrer nas diversas regras do jogo.